Após as mudanças do Ministério da Educação (MEC), o Ensino Fundamental vai do 1º ao 9º ano (1º ao 5º - Fundamental I; 6º ao 9º, Fundamental II). Nessas fases, as atividades estudantis são, de maneira gradativa, apresentadas aos alunos.
Nos anos iniciais, começa a ser explorado, com as crianças, o raciocínio abstrato, com a resolução de problemas do dia a dia de forma lúdica e leve, para que, assim, possam assimilar o que é transmitido pelo professor. Atividades como leituras, interpretações, pinturas, jogos e tarefas externas estão na programação, enfatizando sempre ações de cidadania e de sustentabilidade. Também integram o currículo desta fase escolar aulas de Línguas, Educação Física, Laboratório e Hora da Leitura.
A partir do 6º ano, passa-se a explorar o raciocínio lógico. Nesse período, os adolescentes já começam a trabalhar suas competências. As atividades são mais objetivas e exigem mais atenção e conhecimentos. Temas relevantes são abordados, discussões do dia a dia são conduzidas de maneira a auxiliar os adolescentes na formação cidadã.
O método de avaliação será feito forma trimestral, pelo professor, com acompanhamento da Coordenação de Ensino do Colégio Universitário. Ele levará em consideração aptidões físicas, intelectuais e relacionais (do aluno com os colegas e com os demais integrantes da Instituição).
Fundamental I => Tarde (13h30min às 17h45min)
Turno Inverso => 8h às 11h:45min
Fundamental II => Manhã (07h45min às 12h10min)