O inverno se inicia só no dia 21 junho, mas as temperaturas já estão 'despencando' no RS e as doenças características deste período estão 'dando às caras'.
De acordo com o Departamento de Influenza e Virologia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia, a incidência de gripe e resfriado, neste período, aumenta de 5 a 7%. O crescimento se deve, principalmente, ao fato de que as pessoas se aglomeram em lugares fechados e sem ventilação para fugir do frio.
Por isso, selecionamos 4 atitudes fundamentais para evitar estes vírus chegue perto de você.
- Higienize as mãos: elas estão entre as partes do corpo que mais transmitem doenças, pois passamos o dia encostando em objetos e nas pessoas. Lave sempre as mãos com água e sabão, principalmente após utilizar transporte público ou passar por grande aglomeração de pessoas.
- Ingira proteína: ela é o principal nutriente para a produção de anticorpos, que protegem o organismo contra as infecções.
- Evite estar perto de pessoas gripadas: a tosse e o espirro são as maneiras mais comuns de transmissão da gripe e do resfriado, porque o doente espalha pelo ambiente gotículas e secreções contaminadas, que podem infectar alguém.
- Vacine-se: se você faz parte do grupo prioritário previna-se. E se não faz parte procure um médico e faça a sua vacina.
Prevenir ainda é o melhor remédio.