Ranking aponta UFRGS como uma das melhores universidades do mundo

• UFRGS

Listada na Posição 398 entre as instituições de ensino superior do globo, UFRGS consta como a 5º do país

Entre as brasileiras, apenas universidades públicas foram listadas como as mil melhores do mundo – Foto: Gustavo Diehl/UFRGS - Arquivo

Foi divulgado dia 28, a lista do Center for World University Rankings (CWUR) com as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A UFRGS ficou na posição 398, sendo a 5ª melhor universidade brasileira e a 9ª da América Latina. O ranking é liderado pelas estadunidenses Harvard, Stanford e MIT. A Universidade de São Paulo foi listada na posição 77, sendo a brasileira melhor colocada, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 298, Universidade de Campinas, 360, e pela Universidade do Estado de São Paulo, 372. Ao todo, são 20 brasileiras na lista, país da América Latina mais instituições ranqueadas. Chile e México com quatro, Argentina com três e o Uruguai com uma, também estão na lista.

A pesquisa avaliou critérios de qualidade da educação (número de alunos com prêmios internacionais), empregabilidade dos egressos (número de CEO nas grandes companhias), qualidade do corpo docente (número de professores com prêmios internacionais), publicações científicas (número de artigos científicos publicados), qualidade da publicação (artigos nos principais periódicos), influência (número de artigos nos mais influentes periódicos) e citações (número de citações em artigos). A UFRGS obteve sua melhor posição no critério publicações científicas: 230.

A consultoria CWUR tem sede na Arábia Saudita e produz a lista das melhores universidades desde 2012.