✎ENEM: como não perder tempo na hora de ler as questões
- ✍
- GALILEU
- ✻
- GALILEU
O ENEM ocorrerá nos dias 4 e 11 de novembro (Foto: Agência Brasil)
No ENEM, não é costume encontrar pegadinhas no enunciado das questões, mas é preciso manter o foco para não ser vencido pelo cansaço, alertam os especialistas em preparação para as provas. Diferentemente de muitos vestibulares realizados pelas universidades brasileiras, o ENEM tem como objetivo principal medir o conhecimento acumulado ao longo do Ensino Médio, sem a ênfase em selecionar candidatos.
A prova também está preocupada com a capacidade dos estudantes de relacionarem os conteúdos de cada disciplina entre si e com mundo em que vivemos. A palavra-chave da prova é interdisciplinaridade, ou seja, estar atento ao noticiário e ter uma boa bagagem cultural de livros, filmes, músicas ajuda a ter um bom desempenho no exame.
Ao contrário das outras provas, o modelo do Enem cobra menos conteúdo e mais reflexão. Como a ideia é avaliar o conhecimento adquirido em todos os níveis, e as deficiências da educação no Brasil, algumas questões podem parecer extremamente fáceis, mas outras serão bastante complexas. Dessa forma, a pontuação é relativa à dificuldade da pergunta, combinada ao padrão de acertos. Essa metodologia é chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Então como aqui o principal é concentração e energia, já que todas as questões possuem textos introdutórios, o importante é ter uma leitura eficiente. O professor de literatura e português Carlos Gontijo aconselha os alunos a grifarem as palavras-chave que levem à compreensão da linha de raciocínio e da opinião expressa nos textos. E é preciso ser ágil nessa leitura atenta e crítica.
“Isso é uma questão de segundos. Não há tempo para sentir as dores do eu lírico ao ler um poema”, exemplifica o professor em tom de brincadeira. Nesse sentido, Gontijo reforça a necessidade de o estudante não operar em “modo automático” e ter em mente suas conexões do conhecimento em sala de aula com o que acontece no Brasil e no mundo.
(Foto: Reprodução)
Olho no enunciado
Apesar de não ter o hábito de fazer pegadinhas, o ENEM exige cuidado com o enunciado das questões. “Muitas vezes há mais de uma alternativa com uma afirmação correta, então o aluno deve se ater ao que o enunciado está pedindo”, alerta Maria Catarina Borges, coordenadora da equipe de redação do Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP). A professora pede atenção especial aos primeiros parágrafos dos textos, já que muitas vezes são jornalísticos e acadêmicos e concentram as principais informações ou um resumo do que será dito nas primeiras linhas.
Se a dificuldade estiver em entender a essência do texto, preste atenção nos pontos que são referenciados com maior frequência. “Essa não é uma prova que induz ao erro ou que se defina pelo detalhe. É uma prova trabalhosa que demanda um bom domínio de interpretação, uma leitura eficiente. E é fundamental que o candidato esteja bem informado”, reforça Thaís Pio, professora de redação e português.
Para entrar no ritmo da prova, nada melhor do que realizar os exames anteriores.
FONTE: Revista Galileu