PasseNaUFRGS
Site principal do Universitário

DICASDICAS

Dicas de Estudo

Quando nos aproximamos do ENEM e dos vestibulares os estudantes costumam buscar novas formas de fazer com que as distrações não atrapalhem os estudos. Para que o rendimento na prova seja o melhor possível, os estudantes precisam organizar-se e entender quais as melhores estratégias de estudo. É importante manter o foco para conseguir estudar de maneira a absorver a maior quantidade de conteúdos possíveis.

A seguir, confira como você evitar as distrações e potencializar o aprendizado durante os estudos:

1 – Tenha objetivos
Estudar para o ENEM/Vestibulares é uma atividade que demanda muita energia do aluno e, por isso, ele precisa ter uma meta. Quando você tiver um projeto maior por trás do estudo, como ingressar em tal universidade, terá mais foco e vontade de estudar fugindo das distrações, já que quer alcançar o objetivo.

2 – Faça listas
Ao escrever as tarefas que você precisa cumprir fica mais fácil de entender com quais conteúdos que está lidando. Assim, quanto mais atividades você tiver que cumprir, ficará mais focado para que as distrações não atrapalhem seu rendimento.

3 – Escreva
Fazer anotações durante o estudo faz com que você mantenha-se mais focado nos conteúdos que está estudando. Assim, invista na produção de resumos ou de pequenas notas, para que você não se distraia com elementos que não são importantes no momento.

4 – Escolha um bom local de estudo
É fundamental que você estude em um lugar que saiba que terá o menor número de distrações possíveis. Se você estiver estudando em casa, fique longe dos celulares, televisões e peça aos seus familiares que não atrapalhem seus estudos. Além disso, se utilizar o computador, certifique-se de não acessar sites que podem distraí-lo, como as redes sociais.

5 – Faça intervalos
Estudar por muitas horas seguidas faz com que você perca o foco e fique cansado demais. Por isso, faça intervalos após determinado tempo, apenas que você consiga reorganizar sua mente e acumular mais energias para continuar a atividade. Assim, será mais difícil que você atrapalhe-se pelas distrações.

PTek/Universitário