PasseNaUFRGS
UFRGS Vestibular
Site principal do Universitário

GUIA DO VESTIBULAR DA UFRGSGUIA DO VESTIBULAR DA UFRGS

Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?

O ingresso nos cursos de graduação da UFRGS tem uma reserva de 50% das vagas para candidatos que concluíram todo o Ensino Médio em escolas da Rede Pública Brasileira de Ensino (cotistas L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13 e L14). No envio da documentação acadêmica, essa condição será conferida. Mas o que se configura e o que não se configura Escola Pública? Tem a mesma validade quando o candidato foi bolsista integral na rede privada?

O Ensino Médio deve ter sido cursado integralmente na rede pública brasileira, nas diversas escolas estaduais e federais, como o Colégio de Aplicação da UFRGS, nas escolas militares e naquelas mantidas por fundações públicas, como a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano, por exemplo. É válida, ainda, a comprovação do Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sistemas públicos; pelo Certificado de Conclusão via ENEM (utilizado até 2017); e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Essa condição deverá ser comprovada com a entrega do Histórico Escolar, na postagem da documentação acadêmica. Neste momento, também deve ser apresentado o certificado de conclusão do Ensino Médio (não são aceitos atestados). O Ensino Fundamental não é considerado para fins de avaliação da condição de egresso de Escola Pública.

Leia o item 2.1 do Edital do Vestibular!

O que não é valido

Não são consideradas para a validação da vaga em ações afirmativas: as escolas particulares, comunitárias, filantrópicas ou confessionais, e, ainda, as escolas do Sistema S, como SESI ou Senac. O curso do Ensino Médio nessas instituições leva à inaptidão para a concessão de vaga nas ações afirmativas, mesmo que o candidato tenha recebido gratuidade ou bolsa de estudo, ainda que custeada pelo Poder Público. E ainda: não cumpre a exigência da totalidade o candidato que houver cursado parte do período ou, até mesmo, disciplinas isoladas nessas escolas.

Check list da comprovação de egresso de Escola Pública

Para quem?
Todos os inscritos por ações afirmativas (L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13 e L14)

Como comprovar?