Um grupo de professores, na década de 80, preocupados em atender o setor de ensino, de maneira mais qualificada, se dedicou de uma maneira única e pioneira no Rio Grande do Sul a um novo método de ensino, sendo este mais rápido e que permitisse aos que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola, pudessem finalizar os seus estudos. Sendo assim, em 1982 surgia o Supletivo Universitário que tinha como alvo o público adolescente e adulto.
Há mais de 20 anos no mercado de ensino, o Universitário possui professores com alta experiência, no agora chamado Ensino para Jovens e Adultos (EJA), que conta com uma didática moderna, capaz de proporcionar melhor aproveitamento do tempo do aluno. Hoje, além de Porto Alegre, o Universitário tem sedes em Bento Gonçalves, Guaporé e São Marcos, na Serra gaúcha, e incorporou ao método também os cursos técnicos presenciais e à distância. São mais de dez cursos à sua disposição.
Além das aulas, os alunos participam de eventos proporcionados pelo Universitário como: Gincanas, Mostra de Artes, Concurso de Redação, Eventos Literários entre outros.
E assim, a Escola Universitário, oportuniza aos alunos retomarem a escolaridade, buscando ampliar caminhos, ingressando em universidades e melhorando as condições de vida, por meio do aprimoramento intelectual, se destacando, principalmente, no mercado de trabalho.